Cuidados nutricionais importantes nas dietas vegetarianas:
– VITAMINA B12: é uma vitamina que está presente em alimentos de origem animal, carnes, ovos, leite e queijos, os vegetarianos estritos precisam complementar. Deficiência de vitamina B12 apresenta sintomas neurológicos, como formigamento nas pernas, perda da percepção vibratória e redução da concentração. Em casos mais avançados pode haver torpor mental, distúrbios de sono. Pessoas que precisam de suplementação: Gestantes e lactantes (vegetarianas ou não); Crianças (vegetarianas ou não); Vegetarianos estritos (que não utilizam alimentos fortificados); Alimentos que não apresentam quantidade significativa dessa vitamina ativa, ou seja, não são fontes confiáveis de vitamina B12: missô, shoyu, tempeh, levedura de cerveja e pães fermentados biologicamente; ALGAS: nori, chlorella, wakame, hiziki, kombu, spirulina.
– FERRO: pode ser ingerido sob duas formas: heme e não heme. O ferro heme é mais biodisponível, ou seja, melhor absorvido e os alimentos que são fontes de ferro heme, são: fígado, peixes, fígado, vísceras. A absorção do ferro heme pelo organismo é de 15 a 35%. O ferro não heme: é menos biodisponível e está presente nos vegetais (principalmente os verde escuros), cereais, leguminosas, raízes. A absorção do ferro não heme varia de 2 a 20%, porém ao ingerirmos frutas e legumes fonte de vitamina C numa refeição rica em ferro vegetal, a absorção do ferro não heme ali contido será melhor.
Como perda de sangue é o principal motivo que leva à deficiência de ferro, mulheres que menstruam estão mais propensas a essa deficiência. Os sintomas mais comuns são cansaço, fraqueza, tontura, memória fraca, baixa concentração, e também queda de cabelo e unhas fracas e quebradiças.
O consumo de frutas, verduras e legumes é necessário para o aporte adequado de vitaminas e minerais, independente da dieta!!!
OBS.1:Procure um nutricionista para o planejamento de uma dieta individualizada, equilibrada e adequada em nutrientes.
OBS.2: A suplementação de Vitamina B12 deve ser feita somente com a orientação de médico ou nutricionista.
por Maiúra
Nutricionista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tenho preocupação em buscar aperfeiçoamento constante para criar soluções especializadas e diferenciadas de modo a exceder os resultados esperados pelo meu paciente.