
Disbiose Intestinal: o que é? como tratar? qual relação com a saúde?
Saiba que nosso intestino é colonizado por trilhões de micro-organismos, sendo dez vezes maior que o número de células que formam os órgãos. Então podemos concluir que a maioria dessas bactérias devem ser as benéficas não é mesmo?!!
Disbiose intestinal é o desequilíbrio da flora intestinal, ou seja, quando temos a colonização em sua maioria de bactérias patogênicas. Uma flora intestinal em disbiose prejudica a capacidade de absorção de nutrientes, a função imunomoduladora e antibacteriana, contribui para o desenvolvimento de doenças inflamatórias e imunológicas, tais como, esclerose múltipla, diabetes tipo 1, artrite reumatóide, doença de chron, etc.
Sintomas de um quadro de disbiose: gases, desconforto abdominal, diarreia, constipação, queda de cabelo, celulite, candidíase de repetição, enxaqueca, etc.
🆘Então como podemos tratar?
– Evitando alimentos refinados e açúcar 🍞🍩
– Alimentos fritos, embutidos, enlatados e industrializados de modo geral🥫🥓🍟
– Refrigerantes, bebidas alcoólicas 🥤🍺
O que é indicado??
– Aumentar a ingestão hidrica
– Aumentar consumo de fibras prebióticas: verduras, frutas, cereais integrais, etc
– Consumir probióticos que são micro-organismos vivos( lactobacilos)que em quantidade adequada melhoram o microbioma intestinal. Ex. Kefir, leite fermentado s/açúcar , iogurte natural, etc.
Ou na forma de suplementação de probióticos e prebióticos, que deve ser feito sob orientação do nutricionista!!
por Maiúra
Nutricionista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tenho preocupação em buscar aperfeiçoamento constante para criar soluções especializadas e diferenciadas de modo a exceder os resultados esperados pelo meu paciente.