A exposição excessiva aos raios ultravioletas na pele, causam sinais de envelhecimento como rugas, ressecamento, manchas e flacidez, ou ainda o desenvolvimento de câncer de pele. E a fotoproteção oral, ou seja, o consumo de nutrientes específicos, podem ajudar a prevenção dos danos atribuídos à exposição excessiva da pele aos raios solares.
Os nutrientes fotoprotetores atuam na defesa das células frente aos radicais livres e na proteção do seu DNA e RNA, caracterizando uma abordagem COMPLEMENTAR à utilização de estratégias fotoprotetoras tradicionais, como o uso de protetores solares tópicos, redução da exposição ao sol, e o uso de óculos, chapéus e roupas.
Assim, o consumo de antioxidantes dietéticos tem sido associado com a redução do efeito negativo da exposição solar. Dentre os principais nutrientes ou substâncias com ação fotoprotetora, podemos citar os carotenóides, os flavonóides e polifenóis, a Vitamina C, a Vitamina E, o Selênio, as vitaminas do Complexo B e os ácidos graxos mono e poliinsaturados ômegas-3 e 9. Sendo os alimentos fontes: cenoura, batata-doce, abóbora, beterraba, mamão papaia, manga, brócolis, espinafre morango, uva, amora, framboesa, mirtilo, chá verde, maçã, chocolate amargo, acerola, limão, kiwi, laranja, abacate, castanha do pará, nozes, amêndoas, pistache, ovos, atum, salmão, aveia, linhaça, azeite de oliva etc.
Uma alimentação equilibrada, variada, colorida e rica em vitaminas e minerais é fundamental para a fotoproteção oral, porém é importante o consumo não apenas no dia da exposição, mas sim meses antes do período de maior exposição solar, para que os antioxidantes, principalmente os carotenoides, possam ser armazenados em quantidades suficientes.
Recomenda-se que a ingestão dos mesmos, através de alimentos e/ou suplementos, inicie com aproximadamente 10 a 12 semanas de antecedência ao período de exposição solar. Se for necessária uma suplementação, deve ser feita somente com orientação de um nutricionista.
A fotoproteçao oral não pode ser usada de forma isolada, visto que os protetores solares tópicos ainda são o método mais eficiente.
por Maiúra
Nutricionista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tenho preocupação em buscar aperfeiçoamento constante para criar soluções especializadas e diferenciadas de modo a exceder os resultados esperados pelo meu paciente.