
Todos os tipos de azeite de oliva apresentam características quanto a sua composição, valor nutricional e sensorial (cor, sabor) e devido a isso possuem preços diferenciados.
Os mais utilizados são O AZEITE DE OLIVA EXTRA-VIRGEM E O AZEITE DE OLIVA VIRGEM.
Na hora de escolher o azeite, leia o rótulo do produto e se atente para as seguintes características:
____________________________
✅ACIDEZ – que indica o % de ácidos graxos livres da amostra e quanto mais altos os valores de acidez, significa que as olivas não estavam tão frescas, maduras ou que estavam machucadas antes da extração, bem como foram armazenadas por muito tempo, as embalagens utilizadas não foram apropriadas.
-Azeite de oliva extravirgem: máximo 0,8% de acidez
-Azeite de oliva virgem: máximo 2,0% de acidez
____________________________
✅ÍNDICE DE PERÓXIDO: são as substâncias que se formam por uma reação de oxidação, ou seja, pelo contato do azeite com o oxigênio, que é acelerado pela presença de luz, calor, metais como Ferro e Cobre, que degrada e altera a cor, sabor e as características nutricionais. Nesse caso deve ser menor que 20 mEq/KG.
_____________________________
✅Prefira as embalagens de VIDRO ESCURO, devido a oxidação pela presença de luz. E sempre confira o prazo de validade.
No Brasil, temos a RDC 270/05 da Anvisa que regulamenta e fiscaliza a produção de azeites de oliva.
Essas informações não substituem a consulta nutricional.
Maiúra Kubiak
por Maiúra
Nutricionista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tenho preocupação em buscar aperfeiçoamento constante para criar soluções especializadas e diferenciadas de modo a exceder os resultados esperados pelo meu paciente.