O azeite de oliva é muito apreciado pelos seus benefícios para a saúde cardiovascular, devido à presença de ácido oleico (ômega 9) que é um ácido graxo monoinsaturado, antioxidante tocoferol (vitamina E) e compostos fenólicos.
Afinal, o azeite de oliva pode ser aquecido? Pode. Mesmo após aquecimento em condições de uso doméstico, ele não sofre mudanças a ponto de alterarem o seu perfil de ácidos graxos. Bem como, não ocorre formação de ácidos graxos trans ou de ácidos graxos saturados e formação de substâncias tóxicas. O azeite de oliva extravirgem mesmo aquecido mantém cerca de 80% das substâncias antioxidantes.
Para uso na forma crua, em saladas, o azeite de oliva extravirgem é o mais adequado, devido às suas propriedades como melhor perfil de ácidos graxos e à presença de antioxidantes.
Essas informações não substituem a consulta nutricional!
Maiúra Kubiak CRN-2:14.458D
por Maiúra
Nutricionista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tenho preocupação em buscar aperfeiçoamento constante para criar soluções especializadas e diferenciadas de modo a exceder os resultados esperados pelo meu paciente.