Compulsão alimentar pode ser caracterizada pela ingestão de grandes quantidades de alimentos em um curto período de tempo, onde a pessoa tem a sensação de perda de controle sobre o que ou o quanto comeu. Por exemplo: comer 1 caixa de bombom após o almoço, + um bolo inteiro + 5 bananas + 1 pote de sorvete+ + +
Isso pode acontecer com pessoas com peso normal ou obesos e os fatores que levam a compulsão alimentar geralmente podem estar relacionados a ANSIEDADE, DEPRESSÃO, TÉDIO, ou a outros fatores emocionais.
E muito frequente quando ocorre a PERDA de PESO com dietas restritivas, jejuns prolongados, exclusão de um dos principais grupos alimentares, sendo o mais comum hoje em dia – o temido carboidrato.
Geralmente a pessoa tem compulsão por alimentos mais calóricos como chocolate, torta, sorvete, leite condensado puro, pão, biscoito, etc.
Então, para reduzir esses episódios:
– Não tenha esses alimentos em grandes quantidades na despensa.
– Mude o foco, não fique na cozinha procurando o que comer, não fique abrindo a geladeira sem necessidade.
– Faça uma meditação, atividade física, dance.
– Se sentiu que vai começar a comer por compulsão, procure por alimentos menos calóricos: cenoura, alface, pepino, etc.
– Escove os dentes!
– Procure identificar quais são os gatilhos que lhe causam essa compulsão. Tente parar e pensar antes de começar a comer e tenha consciência do momento para não exagerar. É difícil, mas se não conseguir sozinho, procure ajuda de um profissional psicólogo ou psiquiatra, e faça terapia. Você não precisa resolver esse problema sozinho, mas deve cuidar de sua saúde, pois a compulsão alimentar leva a obesidade que é uma doença grave e fator de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão, diabetes, etc.
Essas informações não substituem a consulta nutricional.
Maiúra Kubiak CRN2: 14.458D
por Maiúra
Nutricionista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tenho preocupação em buscar aperfeiçoamento constante para criar soluções especializadas e diferenciadas de modo a exceder os resultados esperados pelo meu paciente.